Redação – Atualizado em 06 de novembro de 2024
Jairton Silveira Bezerra, de 45 anos, autor da confissão do assassinato de sua ex-esposa Paula Gomes da Costa, de 33 anos, entregue-se na manhã desta quarta-feira (6) à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em Rio Branco. Acompanhado por advogados, Jairton apresentou-se às autoridades dez dias após o crime, que ocorreu em 27 de outubro na Estrada de Porto Acre, no bairro Alto Alegre.
Segundo a polícia, Jairton foi forgido desde os dados do crime. Com dificuldades para deixar a cidade de Rio Branco, decidi se entregar. O caso foi registrado como feminicídio, e as investigações revelam um histórico de violência e controle. Após 13 anos de relacionamento, Paula havia decidido se separar cerca de três meses antes do crime, mas o ex-marido não aceitava o fim do casamento e a pressionava constantemente para reatar.
No dia do assassinato, Paula e a filha do casal, de 7 anos, fizeram passado o dia na casa do ex-sogro e almoçado com a família. No retorno para casa, Jairton emboscou Paula e agrediu violentamente, deferindo oito facadas em seu abdômen, em frente à filha e ao pai. Após o ataque, ele fugiu do local, levando uma filha consigo em um Corolla branco.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas, ao chegar ao local, apenas conseguiu confirmar o óbito de Paula. A Polícia Militar isolou a cena do crime e acionou a perícia e o Instituto Médico Legal (IML) para a remoção do corpo. Durante o período em que esteve foragido, o carro de Jairton foi visto no Segundo Distrito de Rio Branco, mas não se sabia ao certo se a criança ainda estava com ele até o momento da rendição.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) segue com as investigações para esclarecer os detalhes do crime e do andamento do processo judicial contra Bezerra, que responderá por feminicídio e deverá enfrentar a justiça pelo ato brutal que chocou a comunidade e deixou familiares e amigos em luto.