Vereador João Paulo cobra descentralização e agilidade na pensão de vítimas da hanseníase

Durante a Tribuna Popular realizada nesta terça-feira (17) na Câmara de Rio Branco, o vereador João Paulo (Podemos) fez um discurso emocionado cobrando a descentralização do atendimento às pessoas atingidas pela hanseníase e agilidade na análise dos processos de pensão vitalícia prevista na Lei nº 11.520/2007.

O parlamentar destacou que o Acre ainda é considerado área endêmica para hanseníase, com casos registrados em Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Jordão e Santa Rosa. Criticou a centralização do atendimento na rede estadual e defendeu que o serviço seja ampliado para as unidades básicas de saúde do município.

João Paulo também apresentou um requerimento solicitando que a Câmara oficie o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, pedindo celeridade na análise dos processos de pensão destinados às vítimas que foram submetidas ao isolamento compulsório.

— “É uma pauta de reparação e justiça. Muitos estão idosos e em situação de vulnerabilidade, aguardando há anos por esse direito”, disse.

O vereador reforçou que essa luta é coletiva e pediu o apoio de toda a Câmara e da sociedade para que a voz dos atingidos chegue até Brasília.


Jornal Arena Notícias – Informação com credibilidade e compromisso com a verdade.
arenanoticias.com.br | © 2025 Todos os direitos reservados.
Scroll to Top