Por Marciano Gonçalves | Arena Notícias | 08.04.2025
Na sessão desta terça-feira (8), o vereador João Paulo (PODEMOS) utilizou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Rio Branco para defender com firmeza a valorização dos conselheiros tutelares, destacando o papel essencial que esses profissionais desempenham na proteção da infância e juventude da capital acreana.
O parlamentar afirmou que o reajuste salarial da categoria é uma questão de justiça e viabilidade, reforçando que o orçamento do município é único — e que, assim como foi possível reajustar os salários de secretários municipais, também é possível direcionar recursos para atender às necessidades dos conselheiros.
— Esse cálculo é fácil de resolver. O cofre do município é um só. O que precisa é organização e direcionamento. Nada mais justo do que valorizar os conselheiros tutelares, que exercem uma função essencial e muitas vezes arriscada — destacou.
João Paulo também lembrou sua formação em Psicologia e sua experiência com políticas públicas, direitos humanos e assistência social para reforçar seu posicionamento. Segundo ele, reconhecer o trabalho dos conselheiros é garantir a seguridade do profissional e a continuidade de um serviço fundamental à sociedade.
— Estamos aqui requerendo o direito do trabalhador. Vocês são cuidadores, guardiões da infância e da juventude. Essa luta precisa ser de todos os 21 vereadores. A causa não pode ser individualizada. É uma pauta de toda a Câmara — frisou.
O vereador finalizou sua fala conclamando união entre o Legislativo e o Executivo municipal para que o reajuste salarial e outras garantias aos conselheiros sejam viabilizadas o quanto antes.
— Contem com esta Casa. Estamos juntos nessa luta. A valorização vai além do salário: passa também pela saúde e segurança do trabalhador. É hora de agir — concluiu.