Vereador João Paulo homenageia 94 anos do Círio de Nazaré em ato solene na Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Rio Branco realizou, nesta terça-feira, um ato solene em homenagem aos 94 anos do Círio de Nazaré. A cerimônia contou com a presença do reitor da Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, padre Manoel Costa, do padre Antônio Menezes, do casal coordenador do Círio 2025, Sandy e Antônia, além de autoridades, fiéis e membros das equipes da reitoria da Catedral.
O vereador João Paulo (Podemos), autor da moção de aplauso, destacou a importância da celebração como manifestação de fé e união social. Ele também homenageou Dora da Catedral, reconhecendo sua dedicação à comunidade, e relembrou sua experiência como presidente da Fundação Hospitalar do Estado do Acre, quando contou com o apoio da Igreja Católica para levar conforto espiritual aos enfermos, independentemente de religião.
Foto: Assessoria
“Quando falamos do Círio, não nos referimos apenas a um ato religioso, mas também a um evento social, que simboliza união, mãos dadas e comunhão entre as pessoas”, disse o parlamentar.
João Paulo também prestou homenagem a Dom Moacyr Grechi, arcebispo emérito de Porto Velho, a quem descreveu como “um exemplo de pastor”, e lembrou a contribuição da enfermeira Luiza Lado, que dedicou sua vida ao cuidado dos pacientes hansenianos na Unidade de Saúde Souza Araújo.
Encerrando sua fala, projetou o futuro da celebração:
“Que venham os 100 anos do Círio, que venham 200 anos, para que possamos continuar professando a fé, levando a Boa Nova e espalhando amor, caridade e cumplicidade.”
Na sequência, o padre Manoel Costa agradeceu ao vereador João Paulo pela homenagem e pela moção de aplauso, saudou as autoridades e presentes e destacou o caráter religioso, cultural e social do Círio de Nazaré. Ele citou o Evangelho de Lucas (capítulo 2, versículo 39) para refletir sobre a visitação de Maria a Isabel, ressaltando a missão de serviço e o exemplo de fé da mãe de Jesus.
O reitor explicou que o termo “Círio” significa uma caminhada orientada para uma única direção, iluminada por velas, e comparou essa união de propósito à vida comunitária:
“Não existe salvação para o gênero humano isoladamente. Caminhamos juntos, e isso nos dá força para transformar e unir.”
Padre Manoel também relembrou a história do Círio em Rio Branco, iniciado de forma simples com uma procissão que saía do Colégio São José, e destacou que, desde 1919, a Igreja Católica local realiza ações sociais pioneiras, como a construção da Escola Santa Juliana e serviços de saúde e educação antes mesmo da criação de estruturas estaduais e municipais.
Hoje, essas iniciativas continuam por meio de obras como a Casa de Saúde Souza Araújo, o Hospital Santa Juliana, escolinhas comunitárias, a Pastoral da Criança e outras frentes de apoio, mostrando que a fé se expressa não apenas na dimensão espiritual, mas também na solidariedade e no serviço ao próximo.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.