Na sessão desta quarta-feira (18), o vereador Samir Bestene (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco para destacar a crescente insegurança na região central da capital. Ele relatou que na manhã do mesmo dia, ao tentar entrar na agência do Banco do Brasil no centro, encontrou o local fechado por volta das 8h15, o que chamou sua atenção.
Samir revelou que o motivo do fechamento foi o furto da fiação e do tubo da agência, crime que, segundo ele, tem se tornado constante na área central da cidade. O vereador destacou que esses casos de furtos vêm se repetindo em prédios públicos, citando como exemplo o prédio da Sesacre, que ficou sem internet por um dia devido a um roubo de fiação.
O parlamentar cobrou ações mais efetivas no combate à criminalidade e lembrou que, apesar da destinação de quase R$ 14 milhões para segurança pública no ano passado e do convênio recente de R$ 7 milhões com a Polícia Militar, a sensação de insegurança permanece entre comerciantes e moradores.
“Só ir na rua, conversar com os comerciantes e a população. Está notório que o centro da cidade está entregue”, afirmou Samir, ressaltando a importância da Guarda Municipal na segurança da capital.
Ele também criticou a falta de fiscalização na compra de materiais furtados, como a fiação, e pediu que o tema da segurança pública seja tratado com mais seriedade e empenho no município.
“É um caminho sem volta. Precisamos debater o assunto de forma incisiva para trazer mais segurança para os moradores de Rio Branco”, concluiu.