O vereador Samir Bestene (PP) realizou nesta sexta-feira (30), uma importante audiência pública na Câmara Municipal de Rio Branco para discutir a criação da Guarda Municipal na capital acreana. A proposta, que visa fortalecer a segurança pública do município, foi debatida por autoridades de diferentes esferas e setores ligados ao tema.
O encontro contou com a participação de representantes de órgãos como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC), representada pelo advogado Dr. Marco Aurélio, do Ministério Público Estadual, representado pelo promotor Dr. Rodrigo Curti, e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), representada pelo coronel Atahualpa Batista, coordenador do programa “Acre Pela Vida”.

“Foi uma audiência pública muito produtiva. O intuito foi justamente escutar as forças de segurança aqui na Câmara dos Vereadores”, afirmou Samir. “A discussão foi salutar para amadurecermos essa ideia, avaliando prazos, os prós e contras, e entendendo a viabilidade da criação da Guarda.”
Durante o debate, o promotor Rodrigo Curti destacou que a criação da Guarda Municipal é um “caminho sem volta”, sendo uma tendência nacional já adotada por grande parte das cidades brasileiras. “Hoje, Rio Branco é uma das únicas duas capitais do país que ainda não têm Guarda Municipal – a outra é Cuiabá. Porto Velho, inclusive, já aprovou recentemente a sua”, lembrou Samir.
O parlamentar também ressaltou os investimentos já feitos pela Prefeitura em videomonitoramento, mas alertou para limitações do sistema. “Temos 320 câmeras instaladas, mas 20% já estão fora de operação. A presença física de agentes de segurança continua sendo essencial”, pontuou.
Segundo ele, a implantação da Guarda traria ainda geração de emprego e aumento na sensação de segurança para moradores, comerciantes e visitantes. “Precisamos dessa força a mais para garantir mais tranquilidade à nossa cidade e proteger melhor nossa população”, concluiu.

A proposta segue em debate e articulação, buscando viabilidade jurídica, orçamentária e apoio técnico para sua implementação.