Vereador Samir defende ações para garantir direitos dos idosos

Durante a sessão desta quinta-feira (12), o vereador Samir Bestene (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco para defender a criação e fortalecimento de políticas públicas voltadas à população idosa da capital acreana. Em sua fala, ele chamou a atenção para a pouca abordagem do tema no Parlamento e lembrou que Rio Branco já conta com cerca de 40 mil idosos — quase 10% da população.

“Essas pessoas precisam de políticas públicas que garantam seus direitos”, afirmou Bestene, ao mencionar que a cidade conta atualmente com apenas um centro de atendimento ao idoso, localizado no bairro Laélia Alcântara (antiga La Faixa), que leva o nome de Cosmo Morais, pai do também vereador Morais. Ele também citou a construção de uma nova unidade no bairro Rui Lino, destacando a importância desses espaços para promover atividades físicas, lazer, apoio emocional e socialização.

O parlamentar lamentou o abandono que muitos idosos sofrem por parte de suas famílias e criticou o descaso do poder público com esse público. Ele também relembrou fraudes no INSS, que, segundo ele, ilustram como os direitos das pessoas idosas ainda são negligenciados em várias esferas.

Samir cobrou a efetivação do Fundo Municipal do Direito da Pessoa Idosa, que há tempos tramita no jurídico da Prefeitura. Segundo o vereador, o secretário de Assistência Social e DH, João Marcus Luz (PL), se comprometeu a tratar do assunto com o procurador Jorge para acelerar o envio do projeto à Câmara.

“Como vamos garantir políticas públicas se não temos um fundo específico para captar recursos? Se esse fundo for aprovado ainda este ano, já deixo garantida uma emenda impositiva para fortalecer as atividades no Centro do Idoso do bairro Calafate, que atende diariamente de 50 a 60 pessoas”, afirmou.

O vereador ainda celebrou a aprovação, no início de seu mandato, do projeto de lei de sua autoria intitulado “Melhor Idade Ativa”, que prevê a celebração de convênios entre a Prefeitura e faculdades de Educação Física para que estudantes em estágio final possam atuar com idosos em espaços públicos. Ele informou que já iniciou conversas com representantes da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) para a implementação da lei.

“Essa iniciativa visa dar dignidade à nossa população idosa e valorizar aqueles que tanto contribuíram com nossa cidade”, concluiu.


Jornal Arena Notícias – Informação com credibilidade e compromisso com a verdade.
arenanoticias.com.br | © 2025 Todos os direitos reservados.
Scroll to Top